Notícias do Rio Grande Do SulSlider

Detonações controladas serão realizadas na barragem Passo do Meio, neste sábado, dia 8

0



Neste sábado (8/8), a empresa Energética Campos de Cima da Serra começa nova etapa para a abertura de comportas laterais da barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula, por meio de ações com detonações controladas.

O uso de explosivos foi autorizado pelo Exército Brasileiro e o plano de aplicação para a abertura da primeira comporta foi também liberado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). De acordo com a empresa, foi calculado que a vibração da detonação não deve causar riscos à estrutura da barragem.

Serão realizados três avanços, dois com detonação e um manual. A primeira detonação será entre 6h e 18h deste sábado (8/8). A segunda etapa está prevista para ocorrer entre as 18h de segunda-feira (10/8) e às 6h de terça-feira (11/8).

Uma terceira fase para abertura da comporta será realizada de forma manual. A estimativa é de que a primeira comporta esteja aberta até o dia 12 de agosto. O processo vai reduzir significativamente o volume de água da barragem e os risco de inundação para posterior manutenção das duas fissuras identificadas.

Por meio do Sistema de Comando de Incidentes, em Bento Gonçalves, a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do RS vai atuar conjuntamente com o Corpo de Bombeiros Militar e a Brigada Militar durante nova varredura das áreas ribeirinhas ao longo do rio das Antas, para garantir a segurança da população durante as detonações.

O Centro de Operações da Defesa Civil enviou, na tarde desta sexta-feira (7/8), um alerta via SMS e mensagens de texto individuais para os moradores das comunidades com casas próximas ao rio e que estão na zona de impacto direto.

O trabalho de abertura das comportas laterais da barragem continua sendo realizado pela empresa Energética Campos de Cima da Serra, porém ainda sem prazo definido para conclusão. Os proprietários de casas nas proximidades devem seguir as orientações, evitando a ocupação, visitação ou permanência durante os próximos dias como forma preventiva. A equipe de assistência social da empresa permanece acompanhando os moradores removidos de suas residências, prestando todo auxílio e atendimento necessário.

Equipes da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), Departamento de Recursos Hídricos e da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura seguem monitorando a situação e o nível do rio das Antas nos pontos à montante e à jusante da barragem de forma permanente.

Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom



Fonte no link

Com ajuda do Exército, Secretaria da Saúde distribui anestésicos para UTIs de 59 hospitais

Previous article

Governo lança Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *