Notícias do Rio Grande Do SulSlider

Letramento Digital prepara professores para uso do Google Sala de Aula

0



Começa nesta segunda-feira (27/7) nova fase do período de Letramento Digital das Aulas Remotas da Rede Estadual de Ensino. Coordenada pelo Centro de Gestão e Inovação (Cegin) e pelo Departamento Pedagógico (DP) da Secretaria da Educação (Seduc), o treinamento terá foco no desenvolvimento das atividades dos professores e instrumentalização na plataforma Google Sala de Aula.

As aulas ao vivo ocorrem as segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas, às 17h, e aos sábado, às 11h, ocorrem as aulas gravadas para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão é sempre pelo canal no Youtube TV Seduc RS, até o dia 2 de outubro, e todas as aulas ficarão gravadas.

Entre os temas a serem apresentados estão a gestão da conta educacional com o Google Chrome e Gmail; aulas síncronas com o Google Meet; utilização das ferramentas Google Formulários, Google Planilhas, Google Documentos e Google Drive; criação de aulas com o Google Apresentações; além de recursos tecnológicos para as disciplinas, com o intuito de qualificar o processo de ensino-aprendizagem.

Conforme a diretora adjunta do Cegin da Seduc, Karina Bley Menegazzo, a concepção do projeto do Letramento Digital foi elaborada em cima de cinco pilares: inovação, conectividade, tecnologia, ambientação virtual de estudantes e professores e garantia da aprendizagem por meio do modelo de gestão integrada. “Diante da pandemia, tínhamos como prioridade instrumentalizar professores e estudantes com urgência e velocidade, por meio de estratégias para as Aulas Remotas. Este é um projeto “mão na massa”, que inclui vários autores no processo”, destaca.

De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, este é um momento de aprofundar o conhecimento sobre os recursos que a plataforma Google Sala de Aula oferece. “O G Suite, conjunto de ferramentas Google, possibilita a utilização de diversos recursos para a prática pedagógica on-line. Teremos, a cada encontro, diversas novidades que auxiliarão os professores nesse novo ambiente de mediação da aprendizagem. Esta transição ao mundo digital, que foi acelerada devido à pandemia, é fundamental para que continuemos trabalhando e provendo educação aos nossos alunos da Rede Estadual”, avalia.

Aulas remotas

No decorrer do Letramento Digital estão sendo abordados os seguintes tópicos: Tecnologias Assistivas; Cidadania Digital e Educação Midiática; Modelos de Atividades Remotas; Aulas Remotas com Google Sala de Aula; Atividades Pedagógicas no Ambiente Virtual; Recursos Avançados das Ferramentas G Suite; Metodologias Ativas na prática; Explorando Tecnologias Educacionais por Área; e Socialização de Práticas Pedagógicas.

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Seduc realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, que estão sem data de retorno em razão da pandemia de coronavírus.

Confira a programação da semana

• 27/7 – Sala de Aula com Google Classroom – Visão Geral (ao vivo)
• 28/7 – Vídeo gravado com tira-dúvidas pelo canal do Youtube TV Seduc RS
• 29/7 – Gestão da Conta Educacional pelo Chrome e Gmail (ao vivo)
• 30/7 – Vídeo gravado com tira-dúvidas pelo canal do Youtube TV Seduc RS
• 31/7 – Aulas com Google Meet, Google Agenda e Jamboard (ao vivo)
• 1°/8 – Vídeo gravado com tira-dúvidas pelo canal do Youtube TV Seduc RS

Clique aqui e assista aulas pelo canal TV Seduc RS no Youtube

Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom



Fonte no link

RS e SC se unem em plano de ação territorial para conservação de espécies ameaçadas de extinção

Previous article

Governo do Estado lança pesquisa para avaliar teletrabalho no serviço público

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *